5 coisas que não devem ser feitas ao viajar de carro

Em um fim de semana ou feriado muita gente gosta de pegar o carro e ir para a praia ou para o interior. Essa é uma prática bastante prazerosa e popular, mas pode apresentar alguns riscos. Para garantir que seu fim de semana fora com a família não acabe em tragédia, confira nossa lista de 5 coisas que nunca devem ser feitas ao viajar de carro:

1. Ser imprudente: Muitas vezes dá vontade de pisar fundo no acelerador na estrada, o que é extremamente imprudente e perigoso. Acelerar demais não só pode causar multas e punições para o motorista, mas também colocar a vida dos passageiros em risco. Ousar nas manobras é outro perigo em que muita gente cai. Nem você ou seu carro são especialistas em manobras dignas de filme, então pegue leve e dirija com segurança.

2. Ficar na estrada por horas sem descanso: Parar para descansar durante uma viagem é importante tanto para o motorista quanto para os passageiros. Independente da pressa que tenha de chegar ao destino, pare um pouco num posto de estrada ou numa cidadezinha qualquer, saia do carro, coma alguma coisa e descanse. Isso te deixará pronto para a próxima parte da viagem. Dar paradas durante o percurso garante que o motorista não dormirá por acidente no volante. Outra opção interessante é trocar o motorista depois de algumas horas para todo mundo ter tempo de relaxar.

3. Economizar no carro: O tamanho do carro importa sim, e muito. Viajar com um carro muito pequeno com várias pessoas só dá desconforto e irritações. Se o carro for velho a situação piora ainda mais, e a segurança dos passageiros pode estar comprometida. Pense bastante antes de decidir viajar com seu carro de pequeno porte, vale sempre a pena considerar o aluguel de um veículo que comporte melhor o número de passageiros e o tempo de viagem.

4. Não se preparar o suficiente: Mesmo em viagens pensadas de última hora, a preparação é importante. Pense bem nas coisas que precisará levar, trace a rota a ser feita e cheque se o carro está com a manutenção em dia. Lembre-se sempre que se deixar alguma coisa em casa será difícil voltar alguns quilômetros para buscar.

5. Exagerar no café: Bebidas energéticas como café nem sempre são uma boa ideia em viagens. Depois de tomar café numa parada você precisará parar depois de uma ou duas horas de novo para ir ao banheiro. Se encher de café ou energéticos também pode causar fatiga e cansaço a longo prazo.