As melhores praias do Brasil

Os mais de 7 mil quilômetros de litoral brasileiro abrigam mais de 2 mil praias, algumas urbanas e outras ainda escondidas em meio à natureza. Há praias para todos os gostos – famílias que preferem águas mais calmas, surfistas que querem mar agitado, pessoas que prezam por cenários encantadores, etc. Com a chegada da temporada mais esperada pelos turistas brasileiros e estrangeiros do mundo inteiro, separamos quatro sugestões de praias que costumam estar no ranking das melhores do Brasil. Conheça:

1) Bonete, Ilhabela (SP)

A praia do Bonete já esteve estampada no jornal britânico “The Guardian”, sendo citada como uma das dez praias mais bonitas do Brasil. O local é habitado por uma comunidade caiçara que mantém preservada a cultura tradicional. Suas principais características são o mar agitado, com ondas que chegam a três metros, que costumam atrair os apaixonados por surfe e ecoturismo, e as areias claras. A orla da praia de Bonete possui cerca de 600 metros de extensão e é repleta de árvores chapéu-de-sol, bastante convidativas para relaxar e desfrutar da bela paisagem.

2) Lagoinha do Leste, Florianópolis (SC)

Para começar, o acesso à praia Lagoinha do Leste é apenas por trilhas. Existem duas opções para chegar até lá: a primeira é pela praia do Matadeiro, o percurso leva cerca de três horas caminhando. A segunda começa no Pântano do Sul, é um trajeto mais curto, com uma hora de duração. Por isso, não é à toa que é a praia mais preservada de Florianópolis, com beleza rara e exuberante – a areia é clara e o mar esverdeado. Além do mais, para quem estiver em Florianópolis, vale a pena conferir as demais 40 praias paradisíacas espalhadas pela Ilha.

3) Taipu de Fora, Barra Grande (BA)

Quem já visitou a praia de Taipu de Fora certamente vai relatar que viu areia dourada, mar azul-claro e uma enorme fileira de coqueiros – um cenário digno de filme. Para aproveitar integralmente Taipu, é indicado usar máscara e snorkel e desfrutar das piscinas naturais, que são praticamente um aquário. Esse fenômeno ocorre apenas duas vezes por mês, sempre que a maré está baixa.

4) Patacho, Porto de Pedras (AL)

Ela costuma ser classificada como 5 estrelas, porque embora seja de fácil acesso é pouco explorada. É possível desfrutar das areias claras, da água cristalina e dos coqueiros sem a concorrência de outros banhistas e da presença de vendedores ambulantes. Em Patacho os turistas conseguem desfrutar de sossego e em tempo de maré baixa o mar é calmo e raso, dando origem a piscinas naturais.

Impossível ler as descrições e não ficar com vontade de conhecer um destes paraísos, certo? Aproveite para programar sua próxima viagem e conhecer alguma das maravilhas que o Brasil tem. O Candeias, maior clube de turismo programado do país, dispõe de uma ampla rede de hospedagem em diversas regiões paradisíacas do Brasil. No site http://www.candeias.com.br/ é possível saber mais sobre o Candeias e acompanhar diversas dicas de turismo.