Chapada dos Veadeiros, GO: onde fica e o que visitar

Quem está em busca de um local que é referência em turismo ecológico precisa conhecer a Chapada dos Veadeiros, no Estado de Goiás. O local abrange diversos municípios, entre eles Cavalcante, Colinas do Sul e Alto Paraíso de Goiás, oferecendo paisagens naturais belíssimas, repletas de cachoeiras e paredões rochosos. A Chapada dos Veadeiros dispõe de passeios tranquilos e também opções para quem curte algo mais radical, como tirolesa. Entre os principais atrativos da região estão:

  1. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Para chegar ao local é preciso ir pelo distrito de São Jorge. Esta reserva ambiental tem mais de 65 mil hectares, dispondo de centenas de nascentes e ampla fauna. Os visitantes podem desfrutar de trilhas e cachoeiras. Entre as trilhas mais famosas está a Trilha dos Saltos, que tem vista para uma cachoeira de 120 metros de altura e leva a um lago onde é possível mergulhar. São 9 km de percurso contando ida e volta, com trajeto considerado de nível difícil, pois é íngreme e pedregoso.
  2. Mirante do Jardim de Maitreya: Ele está localizado na GO-239, que liga o município de Alto Paraíso a São Jorge. Dos atrativos que compõem os cartões-postais Chapada dos Veadeiros, o Mirante do Jardim de Maitreya é um dos principais. Os visitantes deparam-se com dezenas de morros, geralmente com céu bem azul e sem nuvens ao longo do ano todo.
  3. Cachoeiras Santa Bárbara e das Capivaras: Na cidade de Cavalcante, que fica a 90 km de Alto Paraíso, estão as cachoeiras Santa Bárbara e das Capivaras, a distância entre elas é de 2 km. A trilha para chegar em ambas é considerada fácil. Entre as medidas para evitar a degradação ambiental está o acesso diário limitado à queda d’água, de 150 pessoas por vez.
  4. Vale da Lua: Na mesma estrada está localizado o Vale da Lua, que foi esculpido pelas águas do Rio São Miguel. Ele possui este nome devido ao tom das pedras e às formas irregulares bastante semelhantes ao solo lunar. As rachaduras nas pedras dão origem a pequenas cachoeiras e piscinas. O Vale da Lua faz parte de uma propriedade privada, porém está aberto à visitação.
  5. Voo do Gavião: É uma tirolesa com 850 metros de extensão e a uma altura de 100 metros, na Fazenda São Bento. Quem aproveita a atração fica com a Chapada dos Veadeiros inteira bem debaixo dos pés. Esta atração foi inspirada nas tirolesas da Nova Zelândia, proporcionando a sensação de estar voando de parapente, tendo uma vista aérea de 360º da Chapada dos Veadeiros. São praticamente 1 minuto e 30 segundos de aventura a uma velocidade de 55 km/h.

Gostou desta dica de viagem? No site do Candeias, maior clube de turismo programado do Brasil, você encontra diversas outras sugestões de viagem. Acesse http://www.candeias.com.br/.