Como flutuam os preços das passagens aéreas

Quem nunca recebeu uma notificação de promoção aérea e, quando foi verificar, o preço da passagem era muito maior que o anunciado? Acontece que as companhias aéreas geralmente dividem as poltronas em conjuntos, com preços diferenciados. Todas as poltronas receberão o mesmo atendimento, porém alguns conjuntos são mais caros que outros. Mas por quê?

Isso se chama Yeld Management, que consiste em transformar períodos de baixa demanda em períodos de alta procura. Assim, as empresas criam promoções que vão diminuindo o desconto oferecido conforme os bilhetes vão sendo comprados. Desta forma, quando um número X de passagens é vendido, os preços aumentam, porém ainda abaixo dos valores cobrados normalmente. E assim, sucessivamente, até que se esgotem as passagens para aquele voo. E é justamente isso que torna possível a variação de preços tão grande nas passagens aéreas, permitindo, a ocorrência de frequentes promoções.

Embora muitos pensem ao contrário, comprar sua passagem com muita antecipação nem sempre é garantia de pagar mais barato. Isso ocorre porque, a poucos meses da data do voo, as companhias aéreas fazem promoções como forma de "queimas de estoque", para evitar assentos vazios na decolagem. Justamente o fato de muitos bilhetes não serem vendidos com grande antecedência é o que motiva as empresas aéreas a fazer promoções, já que um assento desocupado significa lucro que a empresa deixou de ter.

Outro fator importante a se levar em conta quando o assunto é preço de passagens aéreas é o horário do voo. Voos entre 10 e 16 horas costumam ser mais baratos do que os embarques no começo ou no final do dia, já que estes são os mais procurados. Da mesma forma, voos durante finais de semana e feriados tendem a ser mais baratos.

O importante é pesquisar e, quando encontrar uma promoção, não deixar para depois, para não perder os preços mais baratos. E, caso você tenha flexibilidade, pesquisar os preços em outros dias, pois as passagens podem estar ainda no primeiro nível de preço.