Curiosidades da Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma constituído de ecossistemas e formações florestais, sendo considerada a segunda maior mata do Brasil. Dessa forma, estende-se por uma parte considerável do litoral brasileiro, ocupando principalmente os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Sergipe, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul. Por esse motivo, é composta de ecossistemas e conjuntos florestais diversificados, que variam de acordo com as características climáticas de cada região.

No período do descobrimento do Brasil, a Mata Atlântica cobria em média de 15% do nosso território, o que representa uma extensão de 1.300.000 km2. Contudo, ao longo dos anos esse número foi bastante reduzido, chegando hoje a 7,9% de área conservada (em torno de 102.012 km2). Isso é fruto de exploração por parte dos colonizadores que aqui chegaram. Nesse processo, pode ser incluída a extração de couro e pau-brasil, atualmente quase extinto. Outro fator que contribuiu para essa perda é o aumento de licenças irregulares para a prática de desmatamento de suas florestas, em que o bioma passou a ser substituído por plantações e pastos. Por essa razão, é um ecossistema bastante ameaçado. Curitiba é a cidade com melhor índice de preservação da Mata Atlântica, devido à considerável presença de bosques e parques em seu perímetro urbano.

Apesar do desmatamento, a Mata Atlântica ainda possui cerca de 20.000 espécies vegetais, enquanto sua fauna é constituída das seguintes espécies:

  • 849 de aves
  • 350 de peixes
  • 200 de répteis
  • 270 de mamíferos
  • 370 anfíbios

Além disso, sua paisagem típica é geralmente composta por mata fechada e densa, onde existe a presença de árvores de médio e grande porte. Nela existe também alto índice pluviométrico, por causa da forte presença de chuva de encosta. A partir desses dados, é notável a riqueza e importância da Mata Atlântica para a manutenção da biodiversidade do planeta. É ainda a partir desse bioma que existe um controle climático, além da perpetuação da diversidade biológica e cultural das regiões das quais faz parte. E isso é possível graças às unidades de conservação, inseridas em parte de seu território, que têm como foco também garantir a manutenção de terras indígenas. Por sua beleza distinta e todos esses atributos, possui forte apelo turístico, atraindo pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo.

Ficou com vontade de conhecer as regiões que abrangem a Mata Atlântica? Viaja muito para esses locais? Então conheça o Candeias, um clube de turismo cheio de vantagens, que oferece a você e sua família diversas unidades de hospedagem a preços acessíveis. Saiba mais pelo site http://www.candeias.com.br/