Curiosidades sobre a Serra do Rio do Rastro, SC

A Serra do Rio do Rastro, localizada no município de Lauro Müller (SC), já é conhecida além do Brasil. Uma revista da Espanha elaborou um concurso para escolher a estrada mais aterrorizante do mundo. Entre as concorrentes estavam opções como a Ponte de Storseisundet, localizada na Noruega, os caracóis da Travessa dos Libertadores, localizados na Cordilheira dos Andes, e o Túnel da rodovia de Guoliang, que fica na China. Com mais de 55 mil votos a Serra do Rio do Rastro foi a escolhida.

A beleza da Serra do Rio do Rastro é inigualável, assim como as suas 284 curvas, várias delas bastante fechadas. Isso justifica o título de "assustadora" que recebeu do jornal espanhol. São 8 km de subida repleta de paisagens de tirar o fôlego, o fluxo de caminhões é intenso diariamente e não há acostamento na maioria do percurso. Porém, aproximadamente, a cada 500 metros, encontramos áreas de recuo à direita para quem sobe, permitindo admirar o cenário que ficou para trás. Em dias de neblina a Serra do Rio do Rastro costuma ficar fechada devido à falta de segurança para trafegar.

No topo da Serra há um mirante natural, com 1.460 metros acima do nível do mar, onde é possível ter uma visão panorâmica do local, avistar grande parte da estrada e diversos municípios de Santa Catarina que estão situados na parte baixa do estado. A estrutura do mirante costuma ser elogiada pelos turistas, existe um estacionamento amplo, com vagas para ônibus, veículos e vans.

No local os visitantes também têm acesso a alguns estabelecimentos comerciais, boa parte deles relacionados à alimentação. Afinal, nada mais convidativo que desfrutar de uma bela paisagem acompanhada de um café ou um chocolate quente e, em conjunto, degustar comidas típicas da região, como pinhão e salame. Há um posto da Polícia Rodoviária Federal localizado ao lado do mirante.

Ficou curioso para conhecer a Serra do Rio do Rastro?

O maior clube de turismo do Brasil possui uma ampla rede de hospedagem na região e pode facilitar o seu passeio pelas redondezas. Acesse o site do Candeias e saiba mais:  http://www.candeias.com.br/