Lençóis Maranhenses: um paraíso escondido no Nordeste do Brasil

Os Lençóis Maranhenses, também conhecido como Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, está localizado no Estado do Maranhão, compreendendo uma área de 156,5 hectares e inserido nos municípios de Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. O Parque foi criado em 1981, está na Rota das Emoções e fica no Cerrado, mas com influência da Amazônia e da Caatinga.

Este é o destino indicado para quem procura contemplar a natureza com aventura de forma segura. Lá você poderá andar sobre as areias brancas das dunas, que são formadas pela força dos ventos e consideradas o maior campo do Brasil. Você poderá nadar nas lagoas de águas cristalinas, que são criadas pelas chuvas do primeiro semestre do ano. Elas são de água doce e ora são verdes, ora azuis. Duas das principais lagoas são a Azul, que tem a cor que leva o seu nome e a Bonita, onde é preciso realizar uma escalada de 40 metros de altura para o acesso. As paisagens e o pôr-do-sol, entre as dunas são indescritíveis e valem qualquer sacrifício.

Já os passeios são feitos em veículos 4×4, com tração nas quatro rodas, preparados para aguentar o terreno. Uma das sugestões é pernoitar nesse oásis. Nos Lençóis Maranhenses você também poderá ver diversos ecossistemas, tais como o manguezal e a restinga. Para visitar os povoados vizinhos a sugestão é que você vá de barco ou jipe e vá até Santo Amaro do Maranhão para conhecer a Gaivota, maior lagoa da região. Indicamos que para visitar os pontos turísticos dos Lençóis Maranhenses, você esteja acompanhado de profissionais especializados de agências de turismo, já que para ter acesso à reserva você deverá estar junto com um guia que seja credenciado.

Para quem viajará até o Maranhão para conhecer ou visitar novamente, a sugestão é ficar hospedado em um dos hotéis da Rede Candeias. Entre no site http://www.candeias.com.br/ e confira as vantagens de se tornar um associado.