Melhores destinos do ecoturismo no Brasil

Quem busca o ecoturismo tem diversas opções como a Chapada Diamantina, Fernando de Noronha e Brotas que oferecem, além da beleza, muita diversão!

Ao falar sobre ecoturismo no Brasil, também conhecido como turismo ecológico, é impossível deixar de citar lugares como a Chapada Diamantina, Fernando de Noronha, Pantanal e Brotas. Ambos os locais são referência nesse segmento, levando ao pé da letra a ideia de promover a contemplação e a diversão em meio à natureza, sempre prezando pela preservação do patrimônio natural e cultural.

Diferente do turismo de massa, o ecoturismo se apresenta como uma excelente alternativa para criar ou fortalecer a consciência ecológica dos turistas por meio da interação com o ambiente e a cultura do lugar, sem ter como principal objetivo gerar lucros cada vez maiores. Inclusive, em Fernando de Noronha, por exemplo, o número de turistas que entram na ilha é limitado, visando reduzir impactos negativos ao ecossistema.

Principais destinos para ecoturismo no Brasil

  • Brotas: o município de Brotas fica no Estado de São Paulo, a 250 km da capital. Entre os principais atrativos naturais estão os diversos locais para praticar rafting, arborismo, saltar de tirolesa, além de desfrutar de uma imensidão de passeios ecológicos e turismo de aventura.
  • Chapada Diamantina: a Chapada Diamantina, localizada na Bahia, é sinônimo de turismo de aventura. São 70 mil km² recheados de belezas preservadas no Parque Nacional. O visitante pode se deparar com vegetação típica do cerrado, da caatinga e da Mata Atlântica, além de cachoeiras, grutas e cânions. Entre os cartões-postais da região está a Cachoeira da Fumaça, considerada a mais alta do Brasil, são aproximadamente 400 metros de queda.
  • Fernando de Noronha: o maravilhoso arquipélago pertence ao Estado de Pernambuco. Devido a uma série de leis ambientais, apenas 450 visitantes podem permanecer na ilha. O local é formado por rochedos, morros, cachoeiras, grutas, recife de corais, muita água cristalina e uma imensa fauna marinha. Não é à toa que mergulhar em Noronha é atrativo certo para os turistas. A Praia do Atalaia possui alto grau de preservação, inclusive não é permitido usar protetor solar antes de entrar na água.
  • Pantanal: localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, o Pantanal é um daqueles locais que costumeiramente vemos apenas na televisão. Lá é possível despertar de manhã ao som do canto dos pássaros, avistar uma série de animais soltos como araras-azuis, antas, capivaras, macacos, tucanos, tamanduás-bandeira, jacarés e até onça-pintada. Entre os passeios clássicos estão as cavalgadas e as pescarias.

Impossível não ficar curioso para conhecer cada um dos locais, não é? Em ambos os destinos o Candeias, maior clube de férias programadas do país, possui uma ampla rede de hospedagem. Conheça mais sobre as vantagens de se associar ao Candeias e aproveite para estar por dentro de outros destinos encantadores localizados no Brasil acessando o site: http://www.candeias.com.br/