Motivos para usar o protetor solar

Diariamente a nossa pele está exposta aos mais diversos riscos. E os dermatologistas não cansam de bater na mesma tecla: é essencial usar filtro solar. Em um mundo em que estamos sempre correndo e sem tempo para parar, muitas vezes a sua utilização é esquecida. Porém, os danos sempre chegam.

Malefícios da exposição solar sem proteção

Apesar da maioria das pessoas já terem conhecimento sobre isso, vale ressaltar: o  sol é um dos maiores vilões da nossa pele e, sendo assim, é preciso tomar o cuidado de não se expôr a ele sem o protetor solar. Os motivos são muitos, mas principalmente por sua utilização se tratar de uma espécie de armadura contra os raios ultravioleta, que podem causar inúmeros desconfortos, como queimaduras em todo o corpo e o risco do desenvolvimento de câncer de pele. Além disso, com o seu uso cotidiano, previne-se e muito o envelhecimento precoce da epiderme. Apesar de termos conhecimento de que todos iremos envelhecer em algum ponto, é possível proteger a pele para que ela não sofra danos no colágeno, causando as indesejadas rugas e manchas prematuras ocasionadas por meio do fotoenvelhecimento. Nessa questão, é importante ressaltar que, engana-se quem pensa que o sol somente prejudica aqueles que tomam banhos de sol. Qualquer pessoa que se exponha, nem que por alguns minutos, aos raios solares, precisa se prevenir e utilizar o filtro solar. Prova disso são as sardas que, com o passar do tempo, surgem no corpo e no rosto, sinais de danos na pele causados pelo sol.

Achou estes motivos muito pequenos para começar a usar protetor? Pois experimente então sair de casa em um dia extremamente quente. e voltar com a pele queimada e ardendo. Horrível, não é mesmo? Agregado a isso, a queimadura ainda irá danificar a pele após a descamação, deixando, possivelmente, manchas por todo o corpo. Atualmente, os protetores são encontrados nas mais diversas apresentações em farmácias e supermercados, permitindo que os usuários escolham aquela que melhor se adapta à sua rotina e, principalmente, à sua pele. Sugere-se, portanto, alguns cuidados na hora da escolha:

  1. Quem tiver a pele oleosa, deve optar, de preferência, por protetores que tenham a sua base em gel, sérum ou mousse, não contendo álcool, uma vez que este é absorvido mais rapidamente
  2. Já a pele normal pede uma loção, um spray ou um sérum, que é resistente ao suor e à água.
  3. Por último, a pele seca, que possui um tom áspero, precisa de um protetor diferenciado. Dessa forma, a melhor opção é a versão em creme, uma vez que também acaba hidratando, ao mesmo tempo em que protege. Além disso, para esta finalidade, podem ser usadas loções que contenham óleos e água.
  4. Ainda, é importante destacar que algumas peles são extremamente sensíveis. São o caso de peles que, mesmo que em curtos períodos expostos ao sol, já logo apresentam uma vermelhidão. A estas, indica-se o uso de loções e gel creme.

Alguns podem estar se perguntando sobre o fator de proteção solar (FPS) ideal para a sua pele. Apesar de existirem inúmeras opções, o número certo varia muito em relação ao tom da pele de cada pessoa. Sendo assim, às peles negras, sugere-se uma proteção de 15 a 30, dependendo sempre da quantidade de exposição da epiderme. Já para as morenas, um fator 35 a 40 deve fazer um bom trabalho, exceto para as morenas claras, que podem usar FPS de 45 a 60. Por fim, as peles muito claras ou claríssimas, é importantíssimo que utilizem FPS 50 ou mais, dependendo da tonalidade. Portanto, não existem mais desculpas para não utilizar o filtro solar. Uma vez que estamos na estação mais fria do ano, destaca-se que no inverno também é necessário se proteger, uma vez que o sol, apesar de ser sentido com menos intensidade pelo ser humano, ainda é nocivo para a pele, ocasionando todos os danos que já foram mencionados anteriormente.

Além disso, quem está pensando em sair de férias e buscando conhecer novos lugares hospendando-se na rede Candeias (http://blog.candeias.com.br/), não pode perder a viagem por conta de queimaduras de sol indesejadas e que vão estragar o clima do seu passeio. Dessa forma, proteja-se e usufrua sempre de todas as vantagens que só o melhor clube de turismo programado pode oferecer para você, com toda a estrutura necessária para melhor lhe atender.