Oktoberfest de Blumenau

A Oktoberfest, maior festa alemã de Blumenau, será entre os dias 5 e 23 de outubro. São diversas atrações, pratos típicos alemães e muita diversão!

Em 1850, o doutor Hermann Bruno Otto Blumenau, filósofo alemão, recebeu uma área de terra de cerca de 10 km². Pouco depois de receber esse terreno, começou a abrigar imigrantes alemães para trabalhar em suas terras. Em pouco tempo, a colônia do Dr. Blumenau se transformou em um dos principais centros agrícolas e industriais do Brasil. E foi assim, colonizada por alemães, italianos, poloneses e portugueses que surgiu a cidade de Blumenau.

Cultura alemã

Mantendo suas tradições, costumes e cultura alemã, a cidade de Blumenau, atualmente, é palco de uma das maiores manifestações da cultura alemã no Brasil: a Oktoberfest. Ela foi realizada pela primeira vez em 1984 e, de lá para cá, atrai turistas de todo o Brasil. Tanto é que outras cidades catarinenses começaram a aderir à tradição da festa e o estado de Santa Catarina é o destino preferido dos turistas brasileiros durante o mês de outubro.

O auge da festa foi nos anos de 1990 e 1992, quando foram consumidos mais de 770 mil litros de cerveja e mais de um milhão de pessoas compareceram ao evento, respectivamente. Nos últimos anos, o público da Oktoberfest tem sido de uma média de meio milhão de pessoas e o consumo de cerveja tem ficado na casa de 600 mil litros. Além das cervejas, a culinária regional é sensação entre os turistas que pedem os mais variados pratos típicos alemães.

Programação

Neste ano, a festa será celebrada entre os dias 5 e 23 de outubro e, além das segundas-feiras (10 e 17/10), a entrada também é gratuita na data de abertura (5) e no dia do encerramento (23). Pessoas vestidas a caráter pagam meia-entrada todos os dias. O evento é realizado no Parque Vila Germânica, no Bairro da Velha, e recebe diariamente diversas atrações.

Sobre a Oktoberfest

Em 1810, para celebrar seu casamento, o Rei da Baviera Luis I organizou uma corrida de cavalos em Munique. Devido ao sucesso do evento na cidade, passaram a realizar uma festa em outubro todos os anos. Em 1840, pela primeira vez, um trem chegou trazendo pessoas de outras regiões para a festa em Munique. Apesar de ser uma tradição nos dias de hoje, a cerveja era proibida no festival e só seria liberada a partir de 1918. Desde 1810, por 25 vezes, a Oktoberfest não foi realizada em razão das Guerras e de uma epidemia de cólera na Europa. Desde 1945, a festa ocorre todos os anos, reunindo cerca de 10 milhões de pessoas, que consomem sete milhões de litros de cerveja por festival.

O Candeias, maior clube de turismo do Brasil, está presente também em Blumenau e oferece diversas opções de hospedagem. Para saber mais, acesse o site http://www.candeias.com.br/