Pantanal Mato-grossense: um ótimo lugar para sua pescaria

O Complexo do Pantanal ou simplesmente Pantanal é um imenso bioma que tem 250 mil km2 de extensão territorial, situado nos estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de ocupar parte do norte do Paraguai e do leste da Bolívia. Esse complexo é constituído por uma densa savana, alagada em sua maior parte, com diversificada vida animal, o que faz do Pantanal, um destino quase que certeiro de diversos turistas de várias regiões do Brasil e do mundo. O Pantanal é considerado pela UNESCO, como um Patrimônio Natural Mundial.

Para quem curte uma boa pescaria, o Pantanal é um dos lugares preferidos. Mas provavelmente o que você não sabia, é que os melhores meses para se realizar a prática da pesca é no período de seca, que compreende os meses entre março e outubro. No início do outono, inicia-se o processo de vazante dos rios e a região entra no período de estiagem, proporcionando ótimas pescas aos turistas. A temperatura nessa época gira em torno de 32 a 42 graus célsius e recomenda-se o uso do filtro solar. Peixes como o Pacu, Surubim, Pintado, Jaú, Barbado, entre várias outras espécies são comuns na região. Entre os meses de junho e julho, com a temperatura um pouco mais amena, o Rio Paraguai está com os níveis baixos e a prática da pescaria de fundo entra em cena. O que mais preocupa nessa época são as mudanças repentinas de temperatura, que podem aumentar ou diminuir cerca de 10 graus em um único dia.

O período entre agosto e setembro é considerado crítico em relação aos níveis do Rio Paraguai, pois as águas estão no limite mínimo. A pesca ainda pode ser feita, mas o que muda é o tipo do pescado e a temperatura local, que pode variar entre 32 e 42 graus celsius, com dias secos e sem chuvas. Finalmente no mês de outubro, que é considerado o final da temporada de pesca para a maioria das pessoas, pode-se pescar todos os tipos de peixe. As chuvas, apesar de eventuais, começam a encher os rios, aumentando gradativamente seus níveis, tornando-os inapropriados para a pesca.

O Candeias pode levar você e sua família para uma inesquecível viagem até o Pantanal. Basta acessar o site www.candeias.com.br e escolher o melhor pacote para suas férias.