Quais são os pratos típicos do Paraná?

É muito provável que ao ouvir falar em gastronomia de Minas Gerais, a primeira coisa que venha à cabeça seja o pão de queijo, assim como o churrasco está associado ao Rio Grande do Sul. Já no Paraná definir apenas um prato típico não é tão simples assim, pois a gastronomia é bastante plural, variando de norte a sul e de leste a oeste. Isso ocorre devido às inúmeras correntes migratórias que colonizaram o estado – entre elas árabes, africanos, alemães, italianos, japoneses, portugueses e ucranianos.

Há consenso sobre um ingrediente: o pinhão. Ele é um dos alimentos muito presente na culinária do estado todo e costuma estar associado às festas juninas, mas também é servido em sofisticados restaurantes, incorporado em pratos como sopas, aperitivos, croquetes, suflês e até panquecas. Alguns pratos em especial podem ser considerados típicos do Paraná, veja:

Barreado: o nome vem da expressão "barrear" a panela. Feito com pirão de cinza e farinha de mandioca, esse processo é feito para evitar que o vapor escape e o cozido seque rapidamente. A receita leva os seguintes ingredientes: carne vermelha fresca, toucinho fresco, cebola, alho, louro, cominho, pimenta do reino, cheiro verde, alfavaca e vinagre.

Carneiro no buraco: é um prato típico da cidade de Campo Mourão, inspirado em um filme da década de 60, em que vaqueiros faziam buracos, colocavam brasa e preparavam a carne ali dentro. Desde 1990 existe a Festa Nacional do Carneiro no Buraco na cidade. Ao longo dos anos, o prato foi sendo modificado e tem conquistado inclusive vegetarianos, pois na receita há uma grande variedade de legumes e tubérculos.

Porco no rolete: em Toledo, o  porco no rolete não é simplesmente assar um porco no espeto, lá o prato é bastante artesanal. O preparo começa um mês antes do abate, quando a alimentação do suíno é trocada, visando reduzir a banha, mas sem que o animal perca peso. Para preparar o recheio e deixá-lo saborosíssimo, mais de 30 condimentos são utilizados.

Ficou com água na boca e curioso para provar os pratos? Então escolha uma região e visite o Paraná. O Candeias, maior clube de turismo programado do Brasil, possui uma ampla rede de hospedagem e lazer em diversas regiões do estado.

Conheça mais acessando o site http://www.candeias.com.br/.