Saiba mais sobre as festas juninas e de São João

Comidas típicas, música, dança e diversão marcam as festas juninas em todo o país.

Junho é o mês das tradicionais festas juninas sempre repletas de muita diversão, fantasias e pratos deliciosos. Além de aproveitá-las, conhecer um pouco mais sobre sua história e curiosidades também é divertido!

Pula a fogueira!

Originadas da igreja católica, as festas juninas estão relacionadas a homenagens aos três santos: Santo Antônio (13 de Junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho) e, por todas serem realizadas no mês de junho, ficaram popularmente conhecidas como festas juninas.

Até hoje, algumas das representações católicas permanecem nessas festas como é o caso da fogueira que remete à mesma que foi acesa para anunciar o nascimento de João Batista, primo de Jesus.

Além do teor religioso, historicamente, as festas juninas estão relacionadas a rituais a fim de invocar fertilidade para as colheitas.

Época festiva

Diversas são as influências nessas festas cheias de misturas. As mais importantes delas são a indígena, principalmente na alimentação e a francesa que, por meio da dança “quadrille” de Paris, serviu como base para a divertida dança da quadrilha.

Os alimentos, como já citado, têm forte influência indígena, sendo o milho ingrediente de grande importância para vários pratos como pamonha, bolo de milho, milho cozido e pipoca. Na região nordeste, outros ingredientes típicos são a mandioca, a batata-doce e a abóbora.

Os repertórios musicais das festas juninas são sempre muito animados e harmonizados por vários instrumentos como berimbau, sanfona, triângulos, tambores, entre outros.

E, por fim, qualquer festa junina que se preze deve ter muitas brincadeiras. Algumas das mais comuns são a corrida de saco, pescaria, correio elegante e bola no alvo.

Maiores do Brasil

As festas juninas já transcenderam o plano religioso e atualmente atraem pessoas de todos os lugares e com diferentes convicções religiosas, apenas interessadas em bons momentos de descontração e diversão.

O nordeste do Brasil é a região que mais abriga as festas juninas. Abaixo segue uma lista com as melhores cidades para participar delas.

  • Aracajú/SE: Apresenta uma estrutura muito bem elaborada na realização da festa de São João, contando com uma vila cinematográfica que simula o interior. Vários artistas consagrados se apresentam nessa festa;
  • São Luís/MA: Todo ano durante o mês de junho, a cidade promove a típica festa “Bumba Meu Boi” composta por muita dança, ritmo e encenações folclóricas;
  • Caruaru/PE: Iniciando-se em maio e terminando no fim de junho, a comemoração “São João de Caruaru” conta com quadrilhas de até quatro mil pessoas e é considerada uma das maiores do mundo;
  • Teresina/PI: Abriga, durante a segunda quinzena de junho, o "Encontro Nacional de Folguedos" recheado de comidas típicas, muitas quadrilhas e grupos folclóricos;
  • Campina Grande/PB: De junho a julho, a cidade realiza sua grandiosa festa de São João, equipada com vários palcos onde são realizadas várias apresentações, shows e quadrilhas.

Viagem programada

Impossível não se encantar com as típicas festas juninas. E para quem acha que visitá-las é tarefa muito difícil, ainda não conheceu a Rede Candeias e todos os excelentes serviços de hospedagem e lazer que ela oferece. Acesse o site http://www.candeias.com.br e saiba mais.